Prejuízo agrícola causado pela chuva pode superar R$ 50 milhões em Bom Jesus

Na área urbana da cidade, mais de 130 casas tiveram telhados perfurados pelo granizo ou danificados pelo vento

Foto: Defesa Civil / Divulgação

A segunda-feira é de contabilizar os estragos e reparar os danos causados pelo vento acompanhado de granizo registrado no início da tarde desse domingo no município de Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra.

Na produção agrícola, as perdas foram grandes. Entre as localidades do interior mais atingidas pelo granizo, destaque para Boqueirão, Capão Ralo e Passo dos Varões. A Emater do município informou que os prejuízos podem superar os R$ 50 milhões.

O técnico da Emater, Douglas Velho, explica que o órgão procede as visitas técnicas em propriedades afetadas, sobretudo as plantações de maçã. “Cerca de 650 hectares foram atingidos, com perdas em cerca de 65% dos pomares”, destacou.

Velho relatou ainda que houve prejuízo na estrutura dos pomares, onde o peso do granizo destruiu as coberturas de tela. Também foram apurados prejuízos maiores nas lavouras de milho e batata.

Com o levantamento de danos concluído, o município deve decretar situação de emergência, conforme as autoridades.

Na área urbana, a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho, Luana Silva Franceschetto, informou que mais de 130 casas tiveram os telhados perfurados pelo granizo ou danificados pelo vento.

Ela adiantou que, em um primeiro momento, foram distribuídas lonas para cobertura provisória. Hoje, começou a ser feito o cadastro das famílias que tiveram residências atingidas pelo fenômeno climático para que se defina a quantidade de telhas necessária. Apesar dos danos, ninguém ficou desabrigado e nem ferido.