O papel moeda está, aos poucos, caindo em desuso pelos brasileiros e, em meio à pandemia, ficaram bem mais abertos aos pagamentos digitais. Um levantamento da FIS (Fidelity National Information Services), em parceria com a Ipsos, 47% dos brasileiros declaram ter utilizado menos dinheiro em espécie em 2021. Destes, 81% optaram pelo uso de cartões, seja de débito ou crédito.
Entre os principais motivos para essa escolha, 54% elegeram em primeiro lugar a isenção ou baixa taxa bancária. No último ano, houve uma queda na escolha do cartão com base nas recompensas por cashback (receber de volta parte do valor gasto). Em 2020, esse era um quesito determinante para 33% dos brasileiros, enquanto em 2021º percentual caiu para 15%.
A adoção de novas tecnologias na hora de pagar vem ganhando força em 2021. O aumento mais significativo veio com os pagamentos por aproximação, que apresentaram crescimento de 12% em relação ao ano passado. Pagamentos on-line e via aplicativos móveis também tiveram alta e chegaram a 52%. Já o uso de QR Code, que não entrou na pesquisa de 2020, chegou a 31% este ano.