Prefeitura da Capital realiza hoje segunda edição da Parada da Vacina

Serão aplicadas vacinas nos condutores de veículos e seus passageiros na avenida Loureiro da Silva

Parada da vacina em POA. Foto: Giulian Serafim / PMPA

Com objetivo de facilitar o acesso à vacina contra a Covid-19, a prefeitura de Porto Alegre realiza, nesta sexta-feira (03), na avenida Loureiro da Silva, junto ao Largo Zumbi dos Palmares, das 21h até meia-noite, a segunda edição da Parada da Vacina. Durante a ação, realizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Smmu) e de Saúde (SMS), e apoio da Brigada Militar (BM), será disponibilizada uma infraestrutura para a aplicação de primeira, segunda e terceira dose do imunizante no sistema de drive-thru.

Serão aplicadas vacinas nos condutores de veículos e seus passageiros, sem a necessidade de desembarque, e também em pedestres e ciclistas interessados em participar da ação. Na primeira edição da Parada, em 19 de novembro, 286 pessoas receberam doses para proteção contra o coronavírus.

O local previsto para esta edição foi transferido para av. Loureiro da Silva para garantir o maior acesso dos diferentes grupos interessados na vacinação. “A primeira Parada da Vacina foi um grande sucesso e a expectativa é repetir o alcance com agilidade no atendimento. Para isso, optamos por passar a instalação da estrutura da José do Patrocínio para o Largo Zumbi dos Palmares”, destaca o diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé.

A primeira dose será aplicada em pessoas acima de 12 anos. Também serão disponibilizadas a segunda dose para vacinados com Oxford/Astrazeneca e Pfizer/BioNtech há oito semanas e Coronavac/Butantan há 28 dias. A dose de reforço pode ser realizada na população acima de 18 anos, vacinada com a segunda dose há cinco meses, e imunossuprimidos com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias.

Documentos necessários – Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identidade com foto e, no caso de segunda dose ou reforço, a carteira de vacinação.

Cobertura vacinal – Desde o início da campanha de vacinação, foram imunizadas em Porto Alegre 1.210.571 pessoas (99,9% da população acima de 12 anos) com pelo menos uma dose da vacina, e 1.091.270 (90,1% deste público) com o esquema vacinal completo (D2 das vacinas Butantan, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen).