Pelo menos 81% dos gaúchos dizem confiar na categoria médica, revela pesquisa

Detalhes do estudo foram divulgados durante a inauguração do espaço de Atendimento Médico da entidade

Foto: Ricardo Giusti/CP

Uma pesquisa do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), publicada nesta quinta-feira, mostra que 81,2% dos gaúchos dizem confiar na categoria médica. Do total, 27,8% afirmaram confiar muito e 53,4% responderam confiar no trabalho da categoria. Detalhes do estudo foram divulgado durante a inauguração do espaço de Atendimento Médico da entidade.

Ainda sobre a confiança, 9,6% dos entrevistados responderam “nem muito, nem pouco”, 7,4% disseram confiar pouco e 1,6%, não confiar. Quando perguntados sobre a importância dos médicos para a sociedade, 81,7% disseram que são muito importantes e 16,3% que são importantes.

A pesquisa também buscou identificar alguns aspectos em relação à pandemia de coronavírus, como comportamento, intenção de vacinação e medidas de prevenção. Entre os destaques, 51,9% responderam que as decisões do Estado devem ser tomadas com base na ciência e nas indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outros 40,1% disseram acreditar que as decisões devem ser tomadas com base na necessidade, enquanto 8% não souberam responder.