Porto Alegre passa a compartilhar cercamento eletrônico com a Polícia Federal

Dados já haviam sido disponibilizados à Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal

Foto: Lucas Rivas/SMSEG PMPA

A Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre compartilhou com a Polícia Federal, nesta terça-feira, o acesso aos dados do cercamento eletrônico da cidade, ampliando as ações de integração entre os órgãos. Com isso, a PF passa a acompanhar o monitoramento das 365 câmeras que compõem a rede de inteligência para auxiliar nos trabalhos de investigação. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos da cidade, vias internas e saídas do município.

Mais de 1,2 milhão de placas são monitoradas, por dia, pela rede de câmeras do cercamento eletrônico. A prefeitura já compartilha os dados com a Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Caso seja constatada alguma irregularidade na leitura das placas, como registro de roubo, furto ou carro clonado, um sinal de alerta é emitido para que as equipes policiais mais próximas possam atender a ocorrência.

Desde a implementação do circuito de câmeras, em maio de 2018, as ocorrências de roubo e furto de veículos em Porto Alegre caíram aproximadamente 70% até setembro deste ano, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS). Mais de 1,2 mil automóveis, rastreados com a ajuda do sistema, já foram recuperados desde então.