Levantamento indica alta nos preços de imóveis e preferência pelos usados

Imóveis em SP. Foto: Dalia Bastos / USP Imagens / CP

Os brasileiros que pretendem comprar imóvel no futuro próximo estão preferindo os usados. Conforme pesquisa do Índice FipeZap, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a maior parte dos respondentes se dividiu entre a preferência por imóveis usados (47%) e a indiferença entre novos e usados (45%). A maior parte dos compradores potenciais destacou a intenção de utilizar o imóvel pretendido para “moradia” (88%), superando em boa medida o objetivo “investimento” (12%).

Para aqueles que declararam ter adquirido imóvel nos últimos 12 meses, entre os objetivos, a proporção que citou a finalidade “moradia” passou de 61% para 65% da amostra, em contraste ao recuo no objetivo “investimento” (de 39% para 35%). Considerando aqueles que citaram o objetivo “moradia”, a opção “morar com alguém” foi mencionada por 73% dos compradores, ao passo que, entre aqueles classificados como investidores, prevaleceu a intenção de destinar o imóvel para locação e obtenção de renda (68%).

Em relação à expectativa de preços para os próximos 12 meses, houve um crescimento expressivo do percentual de respondentes que projetam alta nominal no valor dos imóveis – de 32%, no 3º trimestre de 2020, para 42% da amostra, no 3º trimestre de 2021. Considerando os 3 grupos avaliados separadamente pela pesquisa, a maior alta nos preços foi apurada entre compradores que adquiriram imóveis recentemente (+7,0%), seguida pela expectativa entre proprietários (+3,3%) e compradores potenciais (+1,1%).