Estado intensifica vigilância para identificar possível entrada da variante ômicron no RS

Todas amostrar que resultarem positivas passarão por um sequenciamento genético completo para a confirmação

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) intensificou o trabalho de vigilância genômica que permite identificar as variantes do coronavírus circulantes no Estado. A finalidade é verificar a possível entrada da nova variante ômicron, identificada na África do Sul.

De acordo com o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, todas as amostras analisadas nos laboratórios do Cevs que resultarem positivas e que tenham carga viral suficiente passarão por um teste de RT-PCR específico para a identificação de possíveis casos da variante ômicron. Caso o teste indique a presença de uma mutação existente na ômicron e não na delta ou na gamma (variantes em circulação no Rio Grande do Sul atualmente), essa amostra passará por um sequenciamento genético completo para a confirmação. O sequenciamento completo poderá ser realizado no Cevs ou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A vigilância genômica do coronavírus é um trabalho de rotina do Cevs durante a pandemia, mas é intensificada durante os períodos em que surgem novas variantes de preocupação no mundo. Salvato explica que a ômicron apresenta um grande número de mutações na proteína spike do vírus, que é a parte responsável por se ligar à célula humana, e também é a região em que parte das vacinas agem. As mutações na proteína spike fazem, principalmente, com que o vírus se torne mais transmissível. “A preocupação se dá pela rápida disseminação em países da África, mas ainda não é possível afirmar que, de fato, há alterações significativas no comportamento do vírus com essa variante”, completou.

Testagem para viajantes aéreos

Como medida preventiva, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), decidiu retomar a oferta de testagem com exame RT-PCR para Covid-19 aos passageiros que chegam à Capital pelo Aeroporto Salgado Filho. O objetivo, de acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, é manter a vigilância na possível entrada da nova cepa na cidade. Até o momento, não há casos da nova variante confirmados no Brasil, bem como casos de óbitos no mundo.

O serviço de testagem será oferecido a moradores de Porto Alegre que retornam à Capital ou viajantes que permanecerão na cidade por pelo menos quatro dias. Conforme Ritter, a expectativa é retomar o protocolo ainda esta semana: “Todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, que irá apontar se há circulação da nova variante na cidade”, afirma.

O teste deverá ser realizado dentro de até sete dias após o desembarque. Para realizar o exame, o passageiro deverá preencher o Formulário de Retorno do Viajante. Após o preenchimento do formulário, o passageiro receberá, por e-mail, as instruções para a realização da coleta, e deverá procurar o laboratório indicado.