Cinco servidores de Santa Maria acompanharão julgamento do caso Kiss em Porto Alegre

Três psicólogos e dois enfermeiros compõem equipe da Secretaria de Saúde

Foto: Renato Oliveira/Especial CP

Cinco servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santa Maria vão acompanhar o julgamento do caso Kiss em Porto Alegre, que começa nesta quarta-feira. A equipe é composta de três psicólogos e dois enfermeiros que já vinham atuando junto às famílias das vítimas e acompanhando os desdobramentos da tragédia que matou 242 pessoas e deixou outras 636 feridas, em janeiro de 2013.

Os servidores vão se revezar em escalas para prestar apoio aos familiares das vítimas que estarão assistindo o julgamento, que deve se estender por 15 dias ininterruptos – incluindo sábado e domingo. As diárias serão pagas pela Prefeitura de Santa Maria.

No município, outros profissionais da área da saúde apoiarão os familiares das vítimas que assistirão o julgamento pelos dois telões colocados na área central da cidade. “Apoiar e acolher neste momento no qual lembranças, emoções, expectativas e saudades estarão à flor da pele é uma forma de trazer o outro para perto de nós, compreender as suas dores, seus sentimentos e o significado do que está passando”, afirmou a coordenadora da Política de Atenção Psicossocial do Município, Claudia Pinto Machado Melo.

Os familiares das vítimas da tragédia viajaram de Santa Maria a Porto Alegre nesta terça-feira. A concentração, antes da partida, ocorreu na avenida Rio Branco. César Neves, que perdeu um filho no incêndio, acompanhou a esposa no local. “Não tenho condições de ir, pois preciso trabalhar. Minha esposa estará presente e todos esperamos que a justiça seja feita. Volto a lembrar que outros responsáveis pela tragédia não estarão sendo julgados”, declarou.

“Acreditamos no conselho de sentença e que os culpados sejam punidos pelo crime que cometeram”, destacou o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flavio Silva.

Em Santa Maria, a tenda com as fotos das 242 pessoas que morreram na tragédia vai ser substituída pelo telão, onde a população pode, a partir desta quarta, acompanhar o julgamento. As imagens foram levadas para Porto Alegre e serão expostas na área do Foro Central, local do julgamento.