Termina amanhã (30) o prazo para empresas depositarem a primeira parcela do 13º salário. Têm direito ao pagamento de trabalhadores com carteira assinada ou que exerceram ao longo de 2021 alguma atividade com carteira assinada. A segunda parcela deverá ser depositada até 20 de dezembro.
Conforme o Dieese, cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam esse pagamento dos quais, 60% são de trabalhadores do mercado formal, incluindo trabalhadores domésticos com carteira de trabalho assinada. Os outros 40% são de aposentados e pensionistas do INSS, e os aposentados e beneficiários da União, dos estados e dos municípios.
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já receberam as duas parcelas do 13º de 2021. Neste ano, o governo Federal antecipou novamente o pagamento do benefício devido à pandemia da covid-19. Por isso, os cerca de 31 milhões de segurados já receberam o dinheiro.
A primeira parcela foi paga no primeiro semestre deste ano – a partir de maio – e a segunda no segundo semestre – a partir de julho. A data de liberação do benefício varia conforme o valor que a pessoa recebe do INSS e o número final do benefício.