South Summit ocorre em 26 de março em Porto Alegre

Segundo prefeito Sebastião Melo, Centro Histórico vai receber evento; local era ponto de divergência

Presidente da South Summit, María Benjumea, em visita à Assembleia | Foto: Joel Vargas / Agência ALRS

A South Summit, feira espanhola de inovação, deve acontecer, em 26 de março de 2022, no centro de Porto Alegre. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes (PP), anunciou a data, que coincide com o aniversário da cidade, em reunião da subcomissão para realização do evento, nesta segunda-feira.

Conforme informado pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o evento deve acontecer no Centro Histórico. O local, porém, era ponto de divergência entre os organizadores. Uma das possibilidades era a realização junto a uma universidade.

Agora, o grupo de trabalho encarregado de organizar o evento no Brasil começa a trabalhar a parte operacional, anunciou o secretário estadual de Planejamento, Cláudio Gastal. Nos próximos dias, os encontros contarão com a presença da presidente da South Summit, María Benjumea, e da CEO, Marta del Castillo, que vieram ao Rio Grande do Sul para participar pessoalmente das discussões.

“Vamos criar algo maravilhoso”, disse a presidente da feira, durante reunião da subcomissão, no Teatro Dante Barone. María elogiou a organização do evento, que envolveu “todos os agentes da sociedade”. “Nós não vemos outra maneira de fazer as coisas a não ser juntos”, disse.

Segundo ela, a ideia é trazer a Porto Alegre grandes resultados e “reunir gente procedente de todas as partes” e, com isso, transformar o Rio Grande do Sul em um polo de inovação. “Todo o ecossistema está trabalhando junto para que Porto Alegre seja um ecossistema de referência em inovação”, reforçou.

Representando o governo, Gastal afirmou que as articulações que trouxeram a South Summit para o Estado começaram há mais de um ano e envolveram diferentes setores do governo. Entre os objetivos, mostrar para o Brasil e a América Latina o poder de inovação do Rio Grande do Sul. “Nós, gestores públicos, passamos, mas o que fica é o legado e a possibilidade de transformar”.

Melo, que já havia expressado a vontade de realizar a South Summit no Centro Histórico, classificou a conquista como um processo de “cooperação” e elogiou a condução do governo de Eduardo Leite (PSDB) ao trazer o evento. Já o deputado Frederico Antunes, estimou que a South Summit se torne “o maior evento do Rio Grande do Sul em 2022”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), que assim como Antunes participou da comitiva que viajou a Madrid, em outubro, ressaltou a disponibilidade do Parlamento de cooperar. O deputado também projetou que o evento se torne um “divisor de águas no Brasil” no que se refere à inovação.