Prefeitura retoma oferta de testagem para viajantes aéreos em Porto Alegre

Medida decorre da confirmação de casos da variante ômicron do coronavírus em diferentes países do mundo

Foto: Alina Souza / CP Memória

Após a confirmação de casos da variante ômicron em diferentes países do mundo, a Prefeitura de Porto Alegre decidiu retomar a testagem de passageiros que descem no Aeroporto Salgado Filho. Até o momento, não há casos da nova variante do coronavírus confirmados no Brasil, nem casos de óbitos no mundo.

O serviço de testagem volta a ser oferecido, a partir desta semana, a moradores de Porto Alegre que estiverem retornando ou a viajantes que pretendam permanecer ao menos quatro dias na cidade. “Todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, que vai apontar se há circulação da nova variante na cidade”, explicou o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

O teste deve ser realizado em até sete dias após o desembarque. Para realizar o exame, o passageiro deve preencher o Formulário de Retorno do Viajante e receber, por e-mail, as instruções para a realização da coleta. Depois, deve procurar o laboratório indicado. Os resultados serão divulgados em até 24 horas.

Em caso positivo, o passageiro recebe, por e-mail, as instruções para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos serviços de urgência da cidade e as unidades de saúde mais próximas do endereço informado.

O protocolo de testagem de viajantes teve início em 19 de julho, com objetivo de monitorar a circulação da variante Delta na cidade, sendo suspenso em 18 de outubro. Durante o período, 581 passageiros preencheram o formulário do viajante. Desses, 195 compareceram ao laboratório indicado pela SMS para realização do teste, com confirmação de cinco casos positivos para a Covid-19.