Um levantamento feito pela Mercado Livre, plataforma de negócios que representa cerca de 30% das vendas no mercado digital, identificou que oito dos 10 produtos mais vendidos durante a Black Friday foram de supermercados, uma categoria que cresceu 540% em volume de vendas este ano. Na liderança das compras estiveram comida de vários tipos, papel higiênico e ração de pet. Conforme a empresa, o tíquete médio cresceu 1%, principalmente com produtos 11% mais baratos na comparação com o ano passado.
Já a empresa de pesquisa NielsenIQ/Ebid calculou em R$ 4,2 bilhões em vendas, uma alta de 5%, comparado ao ano passado. Para a Neotrust, que acompanha transações de grandes redes e cobre 80% do mercado digital, o faturamento deste ano foi de R$ 5,4 bilhões, uma alta de 5,8% na comparação com 2020.
Em ambos os casos, considerando a inflação medida pelo IPCA, os desempenhos foram negativos em relação ao ano passado, no volume e no tíquete médio. A Neotrust acusou queda no número de pedidos de 0,5%, totalizando 7,6 milhões. Na Nielsen foram 9% a menos.