O varejo do Brasil na Black Friday registrou um crescimento de 6,3% no faturamento nominal em comparação com 2020. Essa é a estimativa do Cielo-ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado. O e-commerce teve alta de 15,3% e o varejo físico cresceu 2%, em números que se referem às vendas do dia 26 de novembro deste ano em comparação com 27 de novembro de 2020. A região Sul foi que a teve o maior crescimento no faturamento nominal na Black Friday, com alta de 8,5% sobre 2020, de acordo com o índice.
De acordo com o indicador, apesar desse resultado, o patamar de faturamento do varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019 em termos nominais. O setor que teve o maior avanço no faturamento nominal foi o de Turismo e Transporte, com alta de 54,4% sobre o mesmo período de 2020. A maior queda foi registrada em Materiais para Construção, de 9%.
Considerando o período de 25 e 26 de novembro da Black Friday, o varejo total teve crescimento de 7,8% no faturamento nominal em comparação com 2020 (dias 26 e 27 de novembro). O comércio eletrônico avançou 13,8% em igual comparação e o físico, 4,9%. Nesse período acumulado, o varejo registrou, em termos nominais, um faturamento 1,5% inferior ao de 2019, segundo o ICVA.