Nova ponte do Guaíba sofre interdição, nesta terça, para avaliação do Dnit

Bloqueio ocorre das 10h até as 16h

Foto: Guilherme Almeida/CP

A nova ponte do Guaíba vai ser totalmente interditada, nesta terça-feira, a partir das 10h, para avaliação de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os agentes vão submeter a estrutura ao ensaio de prova de carga dinâmica. A via, que liga as BRs 290 e 116, fica bloqueada até 16h nos dois sentidos da travessia. Por conta disso, o tráfego vai ser desviado para a ponte Getúlio Vargas (ponte móvel).

O Dnit informa que as BRs 290 e 116 estarão sinalizadas alertando sobre o desvio. Para quem vem no sentido Eldorado do Sul-Porto Alegre/região Metropolitana, a orientação é seguir direto para acessar a ponte móvel. Os motoristas que fazem o sentido Porto Alegre/Região Metropolitana-Eldorado do Sul devem ficar atentos à sinalização na BR-290 e ingressar na rua João Moreira Maciel, passar por baixo das alças da nova Ponte e seguir até o acesso à ponte móvel.

De acordo com a autarquia, serão realizados testes para verificar as deformações nos apoios do vão navegável – vãos centrais – da travessia. O Dnit explica que o trabalho é necessário porque a tecnologia construtiva utilizada na travessia é pioneira no Rio Grande do Sul e precisa ser monitorada.

Em caso de chuva, o bloqueio vai ser adiado até que o tempo melhore.