Fiergs anuncia que produção industrial dá sinais de desaquecimento no RS

Indústria. Foto: Agência Brasil / CP Memória

A Sondagem Industrial do RS em outubro, divulgada nessa segunda-feira (29) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), mostra preocupação entre os empresários gaúchos com sinais de desaquecimento na economia em função do ritmo menor de crescimento da produção e do emprego, além de acúmulo nos estoques. Com alta na inflação, nos juros e aumento no preço dos insumos, houve uma revisão das expectativas.

O índice da produção recuou de 53,8, em setembro, para 51,7 pontos, em outubro. Acima de 50, continua a mostrar avanço da produção, mas a redução superior a dois pontos indica que ele foi menor e menos disseminado do que em setembro. Embora tenha sido a sexta alta consecutiva na produção, a sua intensidade esteve abaixo da esperada para o mês, com base na média nos anos anteriores (53,8 pontos). O emprego também caiu fortemente, de 53 para 50,9 entre setembro e outubro. Ao manter-se superior aos 50 pontos, registrou 16 meses consecutivos de alta, mas a mais fraca desse período.

A utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 76%, um ponto percentual maior do que setembro e 3,2 pontos percentuais acima da média de outubro dos anos anteriores. Na avaliação dos empresários gaúchos, porém, a UCI ficou praticamente no nível usual do mês, conforme o índice de UCI em relação ao usual – 50,5 pontos -, muito próximo da linha divisória dos 50.