O ministro da Educação, Milton Ribeiro, admitiu, nesta segunda-feira, que teve a oportunidade de acessar previamente e alterar as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, mas optou por não mudar a prova para não prejudicar os participantes.
“Não houve nenhuma tentativa [de mudar as questões], eu não iria tentar simplesmente [trocar as perguntas]. Quando eu percebi que a possibilidade de ter acesso às questões da prova iria trazer muito mais prejuízos do que benefícios aos estudantes, eu simplesmente dei um passo atrás. Eu abri mão desse direito”, disse Ribeiro, em coletiva do Ministério da Educação nesta tarde sobre um balanço do segundo dia de provas do Enem.
O ministro comentou que, em um primeiro momento, cogitou analisar as questões visto que uma parte da sociedade desconfia do teor de algumas perguntas e que o Enem existe para medir a capacidade de um jovem para ter acesso ao ensino superior. Segundo Ribeiro, o exame “não é uma prova de convicções” e “a gente poderia analisar algumas questões que acho que são desnecessárias ainda”.
No entanto, Ribeiro disse entender que “as provas foram do mesmo padrão e estilo” de edições anteriores. “Pensei que todos os ministros tinham regular acesso às questões das provas. Mas, diante da reação de alguns, eu simplesmente voltei atrás para não prejudicar. Não porque eu não tenha esse direito. Se fosse em qualquer tribunal, eu teria até direito de ter acesso ao conteúdo das provas. Eu poderia ter acesso, mas não tive acesso, não tive interferência e simplesmente voltei atrás em benefício dos estudantes para que a prova pudesse ter o sucesso que teve.”