PSDB registra 10 mil ataques de hackers em duas horas de prévias

Partido vai pedir investigação da Polícia Federal; votação para escolher candidato da sigla à Presidência em 2022 acontece neste sábado

Votação para escolher candidato da sigla à Presidência em 2022 acontece neste sábado | Foto: Hellen Leite / R7

O aplicativo de votação rápida que o PSDB usa para as prévias do partido, que acontecem neste sábado, recebeu 10 mil tentativas de invasão nas duas primeiras horas de eleição, muitas delas vindas do exterior, segundo a direção do partido. O presidente da sigla, Bruno Araujo, disse que o partido vai pedir investigação da Polícia Federal.

“O monitoramento é total. Temos uma estrutura tecnológica preocupada constantemente com a segurança porque há fortes indícios [de ataque hacker]. Nós entregamos os documentos à PF para ser investigado”, afirmou.

O desenvolvimento do aplicativo usado nas prévias custou R$ 364 mil ao PSDB. A votação acontece por meio do site da empresa BEEVoter, após a tecnologia desenvolvida pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) apresentar problemas, no último domingo.

Nas primeiras duas horas de votação, o diretório da sigla já havia contabilizado mais de 6 mil votos. O partido espera que 44.697 filiados votem até as 17h, quando o pleito se encerra.

Após a crise gerada internamente pela pane tecnológica no sistema de votação, o partido retomou neste sábado as prévias para definir seu candidato para 2022. Concorrem o governador de São Paulo, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.