MDB lança pré-candidatura de Simone Tebet em início de dezembro

Partido deve oficializar decisão em evento em Brasília

Foto: Pedro França/Agência Senado

O MDB se organiza para lançar, até o fim da semana que vem, a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. O evento de lançamento deve ocorrer em Brasília, na reunião da Executiva Nacional. Ainda não se sabe se o encontro vai ser 100% presencial ou com uma parte remota, devido à pandemia.

O partido corre contra o relógio para anunciar oficialmente o nome, que vem sendo gestado há meses internamente, mas acabou vazando nesta semana, pressionado, conforme analistas políticos, pelos dois grandes eventos de Sergio Moro em Brasília, que atraíram as atenções do mercado e da parcela do eleitorado simpática a uma terceira via.

A prioridade da legenda agora é avançar nas conversas com economistas para ter um nome que represente o projeto do MDB para a área, com foco nas mulheres. Tebet deve ser a única mulher a se candidatar à Presidência em 2022.

A emedebista criou a Liderança Feminina no Senado e, em acordo com o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), assegurou a presença de mulheres na comissão. A participação de Simone Tebet a alçou à condição de celebridade nacional, algo que em anos de política, mesmo tendo sido duas vezes candidata à presidência do Senado, ela não havia conseguido.

Durante a campanha pelo comando do Senado, Simone Tebet também se aproximou do grupo Mulheres do Brasil, coordenado por Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza. A empresária é cotada para uma candidatura, mas já declarou várias vezes que não pretende entrar para a política eleitoral.