Estudo revela que Black Friday 2021 será uma das mais digitais de todos os tempos

Apesar da reabertura do comércio e do retorno gradual das atividades, as compras por meios digitais se fortaleceram como hábito de consumo durante a pandemia. Esse comportamento deve tornar a Black Friday deste ano a mais digital de todos os tempos. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor para a data em 2021 será 25% maior, no comparativo com 2020.

Conforme a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2021 da PwC, boa parte dessas transações acontecerá por meio do celular. Ele passou a ser o principal canal de compras de 30% da população no último ano. Na pesquisa, um dos fatores apontados por 39% dos brasileiros como um diferencial nas compras online é a possibilidade de examinar uma variedade maior de produtos, em comparação com as lojas físicas. Ainda de acordo com os dados, na hora de decidir a compra, o brasileiro tem pressa: 49% apontam a entrega rápida e confiável como o atributo mais importante para efetuar a transação. Em seguida, com 36%, vem a disponibilidade em estoque dos itens procurados. A facilidade de navegação no site, permitindo encontrar os produtos de forma rápida, ocupa o terceiro lugar na lista de atributos essenciais para 36% dos respondentes.

A Global Consumer Insights Survey 2021 é um estudo semestral que busca acompanhar as mudanças nas tendências do consumidor. A PwC colocou em campo uma pesquisa no fim de 2020 e outra no segundo trimestre de 2021. Para o segundo levantamento da série foram entrevistados 8.681 consumidores em 22 territórios. O download do relatório completo está no link www.pwc.com/consumerinsights.