O PSDB decidiu, nesta sexta-feira, retomar a votação das prévias à Presidência da República em 2022. A votação começa às 8h deste sábado, devendo ser encerrada às 17h. O partido começou a votação por meio de um aplicativo, no fim de semana passada, mas acabou suspendendo o pleito interno por problemas técnicos na ferramenta.
O presidente do partido, Bruno Araújo, afirmou, no início da tarde, que o corpo técnico do partido decidiu que uma outra empresa vai ser usada no processo de votação. Concorrem o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
“Nós nos preparamos da melhor forma possível, vamos preparar ainda ao longo de toda esta tarde, com as formalidades necessárias. As campanhas iniciam seu momento de comunicação com todos os seus filiados, seus militantes, seus eleitores, para que amanhã o processo possa ser retomado”, anunciou o presidente tucano.
O resultado das prévias era esperado para o domingo passado. No entanto, o aplicativo desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) apresentou falhas, e a maioria dos 44,7 mil filiados que haviam se habilitado para participar da eleição não conseguiu registrar o voto. Em razão disso, o partido suspendeu a votação e decidiu trocar de empresa.
Os três pré-candidatos à Presidência pelo partido publicaram mensagens no Twitter apoiando a decisão de retomar a votação amanhã.
O ex-prefeito manauara, Arthur Virgílio Neto, explicitou o desejo de que o vencedor das prévias seja, após escolhido, apoiado por todo o partido. “Apoio a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, em continuidade das prévias partidárias neste sábado. Com união e realismo, o PSDB pode ser um grande player nas eleições 2022. Que as prévias se concretizem e que o vencedor seja apoiado por todos”, afirmou.
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, afirmou que o mais importante era garantir o sigilo dos votos, o que o partido, segundo ele, conseguiu. “Decisão acertada de Bruno Araújo. A conclusão das prévias tem nosso apoio. O mais importante foi alcançado: segurança de que os votos serão sigilosos”, escreveu Leite.
O governador paulista, João Doria, disse que a retomada da votação e a realização de prévias engrandece o partido. “Concordamos e apoiamos a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, para dar prosseguimento às prévias do PSDB amanhã. Prévias engrandecem o PSDB no exercício da democracia e do voto dos seus filiados e mandatários”, disse.