Caiu para 202 mil na manhã desta sexta-feira (26) o número de clientes sem energia elétrica em razão do temporal com chuva e fortes ventos registrados nessa quinta no Rio Grande do Sul. No auge do temporal, 526 mil consumidores ficaram sem luz.
Na área de concessão da CEEE-D Equatorial, 85 mil clientes estão desabastecidos, sendo as cidades mais afetadas Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Guaíba e Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, além de municípios do Centro Sul e Litoral Norte. Na Capital, os bairros com mais ocorrências são Petrópolis e Menino Deus.
A companhia informou que segue trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados após o temporal com chuva e ventos de cerca de 80 km/h (em Canoas, houve registros de picos de ventos de 109km/h) da tarde de ontem (25).
Já a RGE confirmou 117 mil clientes ainda sem luz devido a danos na rede elétrica da empresa. Equipes foram mobilizadas para executar os consertos, mas não há previsão para que a situação se normalize.
Como pedir ajuda, em caso de falta de luz:
A CEEE Equatorial atende pelo telefone 0800 721 2333. Clientes sem energia devem enviar um SMS para o 27307, com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia).
No caso da RGE, o cliente deve enviar o código da conta para o número 27350, via SMS. A empresa atende, ainda, pelo 0800 970 0900 e pelo Whatsapp 51 999550002.