O escritor Olavo de Carvalho prestou depoimento à Polícia Federal, ainda nessa quarta-feira, por videoconferência. A oitiva ocorre dias após ele ter sido notificado da necessidade de ser ouvido pelas autoridades. Atualmente, Olavo está nos Estados Unidos.
Um inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) investiga a organização de uma “milícia digital criada para atacar e desacreditar as instituições democráticas” do país. A suspeita é de que por meio das redes sociais, ele incentivou ataques contra o Supremo e o Congresso, por exemplo.
De acordo com fontes na PF ouvidas pelo portal R7 sob a condição de anonimato, Olavo negou as acusações. Ele deixou o Brasil de carro, rumo ao Paraguai, onde embarcou em um voo aos Estados Unidos. Ele já vivia em território norte-americano, mas veio ao Brasil realizar tratamento médico, tendo em vista que no país da América do Norte os serviços de saúde são mais caro, e que no Brasil ele consegue realizar o procedimento de maneira gratuita.
Apesar de também ter sido alvo de uma operação visando tirá-lo do país, Olavo não teve mandado de prisão decretado, nem medidas restritivas, como o recolhimento do passaporte. Com isso, não cometeu irregularidade ao ter viajado em um voo comercial.