PSDB: Faurgs suspeita que hackers possam ter causado falha em app das prévias

Empresa afirmou em nota que considera 'muito plausível' a ocorrência de um ataque cibernético

Presidente do PSDB, Bruno Araújo, entre os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP). Foto: Divulgação

A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável pelo desenvolvimento da plataforma de votação que apresentou falhas nas prévias do PSDB, afirmou que “considera muito plausível a ocorrência de um ataque de hackers ao aplicativo”. Segundo os desenvolvedores, a hipótese leva em conta o fato de que, das 7h às 8h15min o sistema funcionou perfeitamente, com cerca de 2 mil votos computados, congestionando a partir de então. Segundo a empresa, esse comportamento era incompatível com o número de eleitores cadastrados para o processo.

O partido tentou realizar a votação remota com a participação de cerca de 44 mil filiados por meio do aplicativo no domingo passado. No entanto, o app apresentou instabilidades, e apenas 8% dos participantes conseguiram registrar o voto. Com isso, o resultado do processo de escolha do pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto está, por agora, adiado para o domingo que vem.

A diretoria da legenda, no entanto, ressaltou que todos os votos já registrados, desde a abertura do pleito, seguem valendo. Concorrem às prévias, de forma efetiva, os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio também se habilitou, mas vem apoiado Doria publicamente.