Alcolumbre avalia pautar sabatina de Mendonça na próxima semana

Parlamentar disse a aliados que decide nos próximos dias sobre situação do indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Supremo

Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil / Divulgação

O senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, avalia pautar para a próxima semana a sabatina do advogado André Mendonça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar se mantinha irredutível quanto à decisão de segurar a indicação. No entanto, passou a revelar a aliados que existe uma abertura para chegar a um consenso.

Para que o nome de Mendonça ao cargo seja votado no plenário da casa legislativa, Alcolumbre precisa levar a indicação à CCJ, requisito previsto pela Constituição para os postulantes à mais alta Corte do país. O advogado teve o nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro há quatro meses. No entanto, diante de uma crise entre os Poderes, que se desenhou à época, o presidente da comissão travou o processo.

Nos próximos dias, de acordo com fontes ouvidas pelo R7, o senador decide se a sabatina ocorre ou não em meio a um esforço concentrado do Senado para avaliar indicações do governo — marcado para ocorrer na semana que vem. O parlamentar vem exigindo o fim da pressão – nas redes sociais e de aliados do Executivo – para decidir.

Uma preocupação é a de que Mendonça pode ainda não ter conquistado votos suficientes para ser aprovado no plenário. Caso a sabatina não ocorra nas sessões de 29 de outubro a 3 de novembro, pode ficar emperrada até 2022, acirrando ainda mais o ano eleitoral. O indicado encontra apoio quase unânime entre os atuais ministros do Supremo. Mendonça visitou gabinetes no Senado nesta terça-feira em busca de respaldo político.