Plataforma de permutas multilaterais chega ao estado

Crédito: Divulgação/XporY

A plataforma de permutas multilaterais XporY.com começa a operar no Rio Grande do Sul em novembro, mês do empreendedorismo. Criada em 2014, já conta com mais 12 mil cadastrados na Região-Oeste, onde foi fundada, e no Estado de São Paulo, e tem adesão gratuita e sem comissão sobre as vendas. Somente quem compra um produto ou serviço é que se paga uma taxa de 10% em reais, sobre o valor da compra. O curioso é que a plataforma tem sua moeda própria, o X$. E cada X$ 1 equivale a R$ 1.

O consumidor cadastra sua oferta na plataforma e, após finalizada a transação, recebe créditos em moeda digital, que permitem a aquisição de qualquer produto ou serviço cadastrado por qualquer outro anunciante. A expectativa é atingir até 40 mil participantes em 2022, já com a adesão dos empresários gaúchos. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado da região a ter o acesso à plataforma.

Desde 2020, a XporY.com se transformou na plataforma oficial de permutas do Sebrae após ser aprovada em edital público e processo de avaliação.