Leonardo Lamachia é eleito presidente da OAB-RS

Chapa 1 recebeu 61,21% dos votos, nesta segunda-feira; mais de 48 mil advogados votaram

Leonardo Lamachia (terceiro, da esq, para a direita) sucede Ricardo Breier (D). Foto: Divulgação

O advogado Leonardo Lamachia venceu, nesta segunda-feira, as eleições para o cargo de presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). A Chapa 1 – OAB Mais, de Lamachia, recebeu 61,21% dos votos (29.502), contra 29,24% (14.093) da Chapa 2 – Somos Tod@s OAB, do candidato Paulo Torelly. Brancos e nulos totalizaram 9,5%. Com 48.198 votos registrados, o pleito que definiu o sucessor de Ricardo Breier se tornou o maior da história da entidade.

Vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e conselheiro estadual da OAB/RS, Leonardo Lamachia, de 46 anos, é irmão de Claudio Lamachia, que comandou a OAB nacional de 2015 a 2018 depois de duas gestões à frente da OAB/RS – de 2007 a 2009 e de 2010 a 2012.

As eleições para a gestão 2022/2024 da OAB/RS foram as primeiras realizadas de forma online. Conforme a entidade, ao longo do processo foram identificados alguns problemas pontuais na plataforma. O processo começou às 8h e se estendeu até as 18h.

A chapa 2 chegou a pedir o adiamento do processo eleitoral, ao fazer uma série de questionamentos sobre a segurança do voto. O juiz federal Tiago Scherer, porém, negou a solicitação.

Conheça a composição da chapa eleita:
Presidente: Leonardo Lamachia
Vice-Presidente: Neusa Maria Rolimbastos
Secretário-Geral: Gustavo Juchem
Secretária-Geral Adjunta: Karina Contiero Silveira
Tesoureiro: Jorge Luiz Dias Fara
Presidente da CAA: Pedro Zanette Alfonsin
Vice-Presidente da CAA: Paula Grill Silva Pereira
Conselho Federal – Titulares: Ricardo Ferreira Breier, Rafael Braude Canterji, Greice Fonseca Stocker
Conselho Federal – Suplentes: Renato da Costa Figueira, Rosângela Mariaherzer dos Santos e Mariana Melara Reis