Grêmio pede providências após CBF reconhecer erro em pênalti não marcado contra o América-MG

Tricolor também se manifestou sobre punição quem mantém torcedores fora da Arena

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação

Antes do duelo contra o Flamengo, na Arena, o Grêmio se manifestou oficialmente depois da Ouvidoria da Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconhecer um erro no pênalti não marcado ao time gremista contra o América Mineiro, em jogo válido pela 32ª rodada do Brasileirão. O lance em questão envolveu o goleiro Matheus Cavachiolli e o atacante Elias.

Em nota, o Tricolor pede providências da Comissão de Arbitragem e questiona a “perda de critérios na utilização do VAR”. O Tricolor afirmou que “está tomando todas as medidas administrativas e jurídicas” diante do caso.

Em nota assinada por Manoel Serapião Filho, membro da ouvidoria de arbitragem da CBF, a entidade reconhece o erro. “O reclamante tem razão, embora não pelo fundamento que oferece. De fato, pois embora tenha havido falta no lance, esta não decorreu de calço, uma vez que, prejudicialmente, sequer houve contato entre a perna do goleiro e o pé do atacante, apesar da grande proximidade que tiveram. […] O tiro penal, todavia, se caracterizou porque o goleiro, após fazer o movimento natural para tentar jogar a bola, colocou seu braço direito contra o corpo do atacante, de modo dissociado da primeira ação, exatamente para impedir a progressão de seu oponente”, detalha o texto.

O Grêmio também se manifestou sobre a proibição da presença de público no estádio como mandante e visitante. Afirmou que considera “extremada” a punição e pede celeridade para o julgamento, ainda sem data, sobre a denúncia no STJD após a invasão de campo na derrota por 3 a 1 para o Palmeiras.

Antes de qualquer definição, o Grêmio enfrenta o Flamengo nesta terça-feira, às 21h, na Arena. A partida é um jogo atrasado, válido pela 2ª rodada do Brasileirão.