O Brasil recebeu neste domingo (21) um lote de 2.187.300 doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, fornecidas pelo governo dos Estados Unidos. A doação, recebida no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ocorre por meio de um acordo bilateral entre os Estados Unidos e o Brasil para o combate ao novo coronavírus. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, através da sua conta oficial no Twitter, celebrou o desembarque do lote no país.
Bom dia!
Chegaram agora pela manhã mais de 2 milhões de doses de vacina Covid-19 doadas pelos Estados Unidos. Agradeço pela parceria. 🇧🇷 🇺🇸 Juntos, vamos vencer esta pandemia!— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) November 21, 2021
Em junho, com a remessa de três milhões de doses da Johnson ao Brasil, aconteceu uma das maiores doações de imunizantes contra Covid-19 feitas pelo governo dos Estados Unidos em todo o mundo. No total, o país já enviou mais de 250 milhões de doses de vacina a outras nações.
Além das vacinas e outros medicamentos, o governo norte-americano já contribuiu com R$ 110 milhões em assistência direta, o setor privado dos EUA com mais de R$ 412 milhões. Os EUA também doaram mil ventiladores pulmonares, equipamentos de proteção, ofereceram cooperação técnica e muitos outros tipos de assistência ao Brasil.