Porto Alegre: ao menos três hospitais necessitam de doações de sangue

Pior cenário é no Hospital de Pronto Socorre que necessita de doações de todos os tipos sanguíneos

doação sangue
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Ao menos três hospitais de Porto Alegre necessitam de doações de sangue. Neste sábado, o Hospital de Pronto Socorro registra o pior cenário, já que segundo a prefeitura, o local necessita de doações de todos os tipos sanguíneos.

De acordo com a enfermeira responsável pela Agência Transfusional do Hospital, Jusiane Colvara, somente nessa sexta, faltavam ao menos 21 bolsas do tipo O+ e três do tipo O- para manter o estoque mínimo. “Muitas vezes, as transfusões sanguíneas são essenciais para que vítimas de acidentes sobrevivam. Nós somos um hospital porta aberta 24 horas para emergências. Por isso, precisamos manter nossos estoques abastecidos”, explica.

Na sequência, aparece o Hospital de Clínicas, que têm seis – de um total de oito – tipos sanguíneos em estado crítico. São eles: O+ ; O- ; A- ; B- ; AB – ; AB+. Já os estoques dos tipos A + e B + estão em alerta – nível considerado mais brando, porém preocupante.
E por fim, o Hospital Conceição, na qual registra o tipo AB – em nível crítico, além dos tipos O +; O – ; A – que estão em estado de alerta.

Requisitos para doar

– Ter de 16 a 69 anos;
– Primeira doação antes dos 60 anos;
– Pesar 50kg ou mais;
– Ser saudável;
– Não estar em jejum;
– Apresentar documento de identidade com foto;
– Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal.

Para doar no Pronto Socorro
As doações podem ser feitas em nome do HPS ao Hemocentro do Rio Grande do Sul, localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para doar no Hospital de Clínicas

Doadores devem fazer o agendamento on-line no link: http://bit.ly/sangueonline. O Banco de Sangue fica na Rua São Manoel, 543 – 2º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h.

Para doar no Hospital Conceição

Interessados em realizar doação de sangue devem se dirigir a Av. Francisco Trein, 596, 2º andar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h ou aos sábados, das 7h30min às 12h. Dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp 33572072.