Plantio de árvores homenageia vitimas da Covid-19 em Porto Alegre

Atividade integra a programação da Virada Sustentável 2021

Bosque da Memória da avenida Venâncio Aires recebeu cinco mudas de Ipê Roxo | Foto: Mauro Sachefer

O primeiro Bosque da Memória “Porto Alegre Viva” em homenagem às vitimas da Covid-19 foi plantado neste sábado na avenida Venâncio Aires, no bairro Cidade Baixa. Com o plantio de cinco mudas de Ipê Roxo, o Instituto Toda Vida e o Instituto Augusto Carneiro reconheceu também o trabalho realizado pelos funcionários da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) e dos profissionais da limpeza urbana que não pararam de atuar durante a pandemia.

A engenheira Lígia Miranda, do Instituto Toda Vida, disse que além do bairro Cidade Baixa serão mais dois bosques da memória serão construídos na Capital – um na sede da empresa Carris, no bairro Partenon, e outro na escola Raul Pilla, no bairro Restinga. Na instituição de ensino, além do plantio de Ipê-roxo será feito a construção de um jardim mágico – um lugar para contemplação. A atividade realizada na avenida integra a programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2021.

O Bosque da Memória da avenida Venâncio Aires recebeu cinco mudas de Ipê Roxo e terá nos próximos dias  um jardim mágico com flores e arbustos, projeto do paisagista Rafael Oliveira. O proprietário da Ferragem Venâncio Aires, Jeferson Diehk, que adotou o local, fará a manutenção. Ambos são parceiros do Instituto Toda Vida e realizaram o plantio. Na escola estadual Raul Pilla, onde já há uma Micro Floresta Urbana, serão plantadas 30 mudas nativas em data a ser divulgada pelo instituto. Na Carris, a homenagem será aos profissionais da área de transporte, que não pararam nunca suas atividades. O plantio será feito no início de dezembro, juntamente com a criação de uma área de convivência.

Conforme Lígia Miranda, o Instituto Toda Vida faz parte da Virada Sustentável desde sua primeira edição e vem desenvolvendo, desde sua criação em 2011, seminários e projetos voltados à conscientização da sociedade sobre a responsabilidade de nossas atitudes para preservar nosso planeta. Segundo ela, a ação converge com os objetivos da Virada Sustentável, que busca conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade. “O Toda Vida faz parte da Virada Sustentável desde sua primeira edição. Assim como o festival, que sempre deixa um legado para Porto Alegre, buscamos sensibilizar a comunidade que juntos todos podemos mudar o planeta, a começar com ações em nossa cidade, e plantar é um baita de um começo”, destacou.

A campanha nacional Bosques da Memória foi criada em dezembro de 2020 com o objetivo de plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico de homenagear pessoas que morreram na pandemia e agradecer aos profissionais de saúde. Os plantios são apoiados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em alinhamento com as ações da Década da Organização das Nações Unidas (ONU) da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, em um esforço da ONU, com aprovação dos países-membros, para criar um movimento global de recuperação, reverter a perda de espécies e ajudar no cumprimento de metas de redução de emissões de carbono.

A Virada Sustentável Porto Alegre 2021 ocorre até o dia 21 de novembro em diversos pontos da cidade, com debates, concertos, oficinas e instalações artísticas de forma híbrida – com atrações on-line e presenciais, respeitando os protocolos de saúde. Toda a programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2021, gratuita e concebida para diferentes públicos, está pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, principalmente os objetivos Fome Zero e Agricultura Sustentável, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis.