Revitalizado, muro da Mauá ganha jardim vertical e painéis com pontos históricos de Porto Alegre

Obras foram entregues com quatro meses de antecedência

Foto: Fabiano do Amaral/CP

Como parte dos projetos de revitalização do Centro Histórico, a prefeitura entregou nesta sexta-feira o Muro da Mauá renovado. Cascata de água, jardim vertical, iluminação cênica e painéis retratando pontos históricos da cidade, como o Mercado Público, o Theatro São Pedro e a Rua da Praia, foram distribuídos ao longo dos 750 metros de extensão da estrutura. O consórcio Sinergy/HMidia, adotante do espaço pelos próximos dois anos, concluiu o projeto em três meses.

Foto: Fabiano do Amaral/CP

A ideia das empresas – que investiram R$ 2,7 milhões nas melhorias – é contar a história da cidade no espaço entre a Secretaria Estadual da Fazenda e as proximidades do Gasômetro. O público também pode interagir com as imagens acionado QR codes, que trazem as informações sobre cada imagem mostrada na estrutura.

O diretor da HMídia, João Pedro Nunes da Silveira, explica que o objetivo também é reverenciar poetas, escritores, atletas e outras personalidades da cidade. “O muro vai ser um centro de informação cultural de Porto Alegre. E hoje ele tem metragem de 750 metros. Trabalho há 50 anos com propaganda e não existe no Brasil inteiro uma comunicação de 750 metros. É um privilégio na entrada de Porto Alegre mostrarmos tudo que temos de maravilhoso”, salienta.

Foto: Fabiano do Amaral/CP

O prazo inicial de entrega previsto pela prefeitura era 26 de março de 2022, data em que Porto Alegre comemora os 250 anos. As obras, porém, foram concluídas com quatro meses de antecedência. Para garantir o término do projeto ainda neste ano, 20 pessoas trabalharam ‘durante os três meses de obras, sete dias por semana’. “Conseguimos entregar no prazo, sem interrupção diária e 13 horas de trabalho por dia”, frisa Silveira.

Para o prefeito Sebastião Melo, a obra é resultado do ‘chamamento privado’. “Isso mostra que tem um longo e belo caminho de parcerias. Eles fizeram, está bonito. É aquilo que eu chamo de urbanismo tático, que você faz mudanças. Claro que meu desejo, como milhares de porto-alegrenses, seria derrubar esse muro, no mínimo rebaixá-lo. Mas enquanto não é possível fazer isso, vamos embelezá-lo”, ressalta.

Foto: Fabiano do Amaral/CP