Um total de sete em cada 10 mulheres brasileiras tem o desejo de empreender no seu próprio negócio, mas por uma razão preocupante. De acordo com a Pesquisa Global de Empreendedorismo Feminino 2020, divulgada pela Herbalife Nutrition, o número de brasileiras que desejam empreender saltou 18 pontos percentuais, passando de 55% no ano anterior, para 73%. Entretanto, essa disposição está relacionada à tratamentos injustos em experiências profissionais anteriores.
O levantamento mostra que 73% das brasileiras acreditam que as mulheres precisam trabalhar mais para ter as mesmas oportunidades que os homens no trabalho. O empreendedorismo surge, então, como uma tentativa de ultrapassar essa barreira.
A pesquisa aponta ainda que, na relação entre trabalho e maternidade, 43% das mulheres entrevistadas em outros países adiaram a ideia de ter filhos, por acreditarem que isso afetaria negativamente sua carreira. No Brasil, o número chega a 51%.
No entanto, quando se olha para aquelas que já tiveram filhos, um número bem menor de brasileiras relatam terem passado por discriminação na gravidez ou carregarem o estigma de serem vistas como as principais responsáveis pelos filhos.
A Pesquisa Global de Empreendedorismo Feminino 2020, conduzida pelo One Poll e encomendada pela Herbalife Nutrition, envolveu 9 mil mulheres em 15 países, incluindo 500 brasileiras.