Confiança do comércio cai pelo terceiro mês consecutivo

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O cenário econômico atual fez com que os empresários varejistas demonstrassem cautela com relação as expectativas para o mês. É o que mostrou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) ao anunciar nesta quinta-feira o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec).

O indicador caiu 1,3% na passagem de outubro para novembro, para 119 pontos, a terceira queda consecutiva nessa comparação. Em relação ao penúltimo mês de 2020, no entanto, houve alta, de 10,2%.

No entendimento da entidade, as atuais condições da atividade econômica determinam um cenário difícil para as vendas, apesar do estímulo da Black Friday e do Natal. No Indicador de novembro, houve quedas em dois dos três tópicos usados para cálculo do indicador ante outubro: condições atuais (-4,1%) e expectativas (-0,7%). Em contrapartida, houve alta de apenas 0,5% em intenções de investimentos. Já na comparação com novembro de 2020, houve altas nos três tópicos, de 22,6%, de 1,3%, e de 14,2%, respectivamente.