Início da vacinação contra Covid acirra disputa entre Leite e Doria

Governadores gaúcho e paulista disputarão, no domingo, as prévias do PSDB

Foto: Governo do Estado do RS / Divulgação

A disputa, cada vez mais acirrada, entre os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) ganhou um elemento extra nesta quarta-feira. Faltando quatro dias para a realização das prévias no PSDB, que vai escolher o candidato do partido à presidência da República, uma conversa entre Leite e Doria, às vésperas do início da vacinação contra Covid-19, em janeiro, colocou ambos em lados opostos, novamente.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Leite ligou para Doria, no dia 15 de janeiro de 2021, para repassar uma manifestação do então chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, em defesa da coordenação nacional do processo de vacinação. A conversa ressurge, agora, como um pedido de adiamento da vacinação, o que o governador gaúcho nega.

Dois dias depois da conversa, em 17 de janeiro, a Anvisa deu autorização para o uso, no Brasil, da Coronavac, que teve a articulação do Instituto Butantan, do governo paulista. No mesmo dia, Doria deu início à aplicação do imunizante, assumindo a dianteira na campanha. O Rio Grande do Sul aplicou a primeira dose no dia seguinte, 18 de janeiro.

Diante da repercussão da fala, em especial nas redes sociais, Leite manifestou-se. “Em nenhum momento pedi adiamento da vacinação. O ministro (Ramos) me ligou. Eu liguei para o meu colega de partido e colega governador e relatei o telefonema que recebi, pra cumprir a praxe. E dei, inclusive, razão a Doria para iniciar a vacinação”, escreveu.