O partido União Brasil, formado com a fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), entrou com o pedido de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a solicitação enviada à Corte, a legenda vai adotar a sigla União e o número 44.
DEM e PSL aprovaram a criação do partido durante as respectivas convenções, realizadas em Brasília, em 6 de outubro passado. O Diário Oficial da União publicou a fusão no dia 21 de outubro.
No documento, a nova legenda pede o registro do estatuto e do programa partidário, anexados à solicitação juntamente com o registro em cartório e as atas com a aprovação formal da fusão.
Atualmente, os dois partidos, juntos, reúnem mais de 80 deputados federais, três governadores e um fundo partidário de R$ 160 milhões. A fusão não é do agrado de todos os filiados, por isso há previsão de evasão de integrantes.
Partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu, o PSL, que já havia pacificado a fusão, deve continuar a perder filiados com a novidade. Com a saída de Bolsonaro, nos primeiros meses aproximadamente 9 mil pessoas deixaram a legenda. Parlamentares ligados diretamente ao presidente também devem buscar nova sigla, seguindo o mandatário, que negocia com o Partido Liberal (PL).