Um estudo da PayPal, líder global em pagamentos eletrônicos e um dos principais players desse tipo de compra virtual, aponta que 1 em cada 4 brasileiros pretende continuar fazendo compras online diariamente após a pandemia. Conforme a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, antes da crise sanitária em março de 2020, cerca de 35% dos brasileiros faziam compras online diariamente ou semanalmente. Depois de 20 meses de pandemia, esse índice bateu em 57%, e os entrevistados pelo estudo acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia.
Cerca de 55% dos brasileiros dizem que continuarão comprando online quando a vida voltar ao normal. O estudo, feito em outubro pela Edelman, revela que a maioria dos brasileiros compra e paga online sempre que pode (84,5%), considera essa forma de pagamento fácil (98,3%), gosta da experiência (98,8%), acha que ela permite um maior controle de despesas (89,9%), se considera especialista na arte de comprar via internet (68,2%) e costuma planejar suas compras online (87,6%).
Entre os locais e produtos de compra online, “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo; “Supermercados e farmácias” aparecem em segundo, com 72% de aderência; seguidos por “Entretenimento” (64,6%); “Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “Combustível” (34,3%); e “Games online”, com 31,4%.