Covid: reunião termina sem novos Avisos ou Alertas a regiões do RS

Média diária de óbitos atribuídos à doença é a menor desde junho de 2020 – cerca de 20 por dia -, conforme o Gabinete de Crise

Foto: Ricardo Giusti/Arquivo/Correio do Povo

Em uma reunião que definiu alterações em protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19, nesta quarta-feira, o Gabinete de Crise do governo gaúcho decidiu retirar o Alerta emitido na semana passada à região Covid-19 de Pelotas. Com base no monitoramento de indicadores realizado a partir do Sistema 3As de Monitoramento – com o qual o Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul – e nas recomendações feitas pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde, o Gabinete não constatou a necessidade de emissão de novos Alertas ou Avisos às 21 regiões Covid. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior coordenou a reunião.

Na região Covid de Pelotas, houve redução de internados em leitos clínicos e estabilização de internados na UTI na última semana. Quanto à baixa procura pela dose de reforço da vacina contra Covid-19 na população acima de 70 anos, a região teve o segundo maior avanço identificado no Rio Grande do Sul embora mantenha o menor índice de cobertura para essa faixa etária.

Em nível estadual, diminuiu 22,3%, nesta semana, o número de internados suspeitos e confirmados com Covid-19 em leitos clínicos e 6,1%, o de doentes em UTIs.

O Rio Grande do Sul registra, neste momento, a menor média diária de óbitos por data de confirmação desde junho de 2020 – cerca de 20 mortes por dia. Além disso, registra o menor número de internados em leitos clínicos desde maio de 2020 (533 confirmados e suspeitos) e de internações em UTI desde setembro de 2020 (523).