Após ampliação de público, procura por dose de reforço registra movimento intenso em Porto Alegre

Algumas pessoas tentaram receber a terceira aplicação fora do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Com a ampliação do público apto a receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre, os postos de saúde tiveram movimentação intensa nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. No entanto, ao menos no shopping João Pessoa (referência para o Centro de Saúde Modelo), o que se viu foi um grupo de pessoas que não havia completado ainda o período de seis meses querendo receber a terceira dose da vacina contra o coronavírus. Os servidores da saúde tiveram que explicar diversas vezes ao público que a imunização era para todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 17 de maio (seis meses).

A secretaria de saúde manteve a vacinação contra a Covid-19 em 43 locais da cidade: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 34 unidades de saúde. Seis postos de saúde atendem o público até as 21h: Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza.

A imunização do público pode ser feita por todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até o dia 17 de maio. A ampliação de público seguiu orientação determinada pelo Ministério da Saúde. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que cerca de 30 mil pessoas estejam aptas a receber a terceira dose com a mudança.

Para idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio à saúde o intervalo segue sendo de cinco meses após a segunda dose. Já para imunossuprimidos, o intervalo é de 28 dias após a segunda aplicação.

Para receber a dose de reforço, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses.