Com a ampliação do público apto a receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre, os postos de saúde tiveram movimentação intensa nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. No entanto, ao menos no shopping João Pessoa (referência para o Centro de Saúde Modelo), o que se viu foi um grupo de pessoas que não havia completado ainda o período de seis meses querendo receber a terceira dose da vacina contra o coronavírus. Os servidores da saúde tiveram que explicar diversas vezes ao público que a imunização era para todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 17 de maio (seis meses).
No Shopping João Pessoa, onde acontece aplicação da 1ª, 2ª e 3ª, o movimento é grande para aplicação da dose de reforço. Em Porto Alegre, as pessoas vacinadas até o dia 17 de maio já podem ir até uma das 34 unidades de saúde da cidade ou no Largo Glênio Peres@RdGuaibaOficial pic.twitter.com/gKZ5bS9rn0
— Ana Aguiar (@AnaOAguiar) November 17, 2021
A secretaria de saúde manteve a vacinação contra a Covid-19 em 43 locais da cidade: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 34 unidades de saúde. Seis postos de saúde atendem o público até as 21h: Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza.
A imunização do público pode ser feita por todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até o dia 17 de maio. A ampliação de público seguiu orientação determinada pelo Ministério da Saúde. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que cerca de 30 mil pessoas estejam aptas a receber a terceira dose com a mudança.
Já na Unidade de Saúde Santa Cecília na capital, a movimentação é bastante intensa, com uma fila longa que pode atrasar a aplicação do imunizante em até 30 minutos para quem veio até aqui para se proteger contra a Covid-19 @RdGuaibaOficial pic.twitter.com/VaLJth7AVI
— Ana Aguiar (@AnaOAguiar) November 17, 2021
Para idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio à saúde o intervalo segue sendo de cinco meses após a segunda dose. Já para imunossuprimidos, o intervalo é de 28 dias após a segunda aplicação.
Para receber a dose de reforço, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses.