Prêmio Press 2021 reconhece trabalho de quatro jornalistas do Grupo Record

Cerimônia ocorreu, na noite desta terça, no Centro de Porto Alegre

Cerimônia ocorreu na sede da Associação Comercial de Porto Alegre, no Centro Histórico. Foto: Giovani Gafforelli/Rádio Guaíba

Uma das premiações mais importantes da área da Comunicação do Rio Grande do Sul. Assim é considerado o Prêmio Press, que anunciou os vencedores do ano, na noite desta terça-feira. Em 2021, quatro jornalistas do Grupo Record do Rio Grande do Sul foram premiados com a estatueta, entregue pela revista Press. O evento de entrega dos troféus ocorreu na Associação Comercial de Porto Alegre, no Centro Histórico.

Na abertura da cerimônia, o diretor geral da revista Press e apresentador do programa Boa Tarde, Brasil, da Rádio Guaíba, Júlio Ribeiro, dedicou a edição 2021 do Prêmio Press ao jornalista Flávio Porcello, que faleceu recentemente, vítima da Covid-19. “Durante esses quase dois anos de pandemia perdemos muitos amigos e familiares e, nesta edição, não poderia homenagear qualquer pessoa além das que nos deixaram em função da Covid-19, entre elas o meu amigo e jornalista Flávio Porcello”, destacou.

Na categoria Repórter de TV, a jornalista da Record TV, Vanessa Pires levou o prêmio. O gerente de jornalismo da Rádio Guaíba, Guilherme Baumhardt, venceu em duas categorias na noite desta terça: a de Colunista de Jornal, pela atuação no Correio do Povo, e a de Apresentador de Rádio, como titular do programa Agora. Na de Repórter Fotográfico de 2021, a fotógrafa do jornal Correio do Povo, Alina Souza, recebeu a estatueta. Como destaque de Jornalista da Internet, venceu o apresentador do programa Contraponto, da Rádio Guaíba, Fabiano Brasil, que também é diretor-geral do canal Poa Streaming.

Campeão duas vezes, Guilherme Baumhardt agradeceu os votos e lembrou que ninguém na área trabalha sozinho. “Num primeiro momento é muito bacana, num segundo momento é uma responsabilidade gigante. Fico muito feliz com a coroação desse trabalho que a gente realiza na Rádio Guaíba e no Correio do Povo. Ninguém faz nada sozinho… Um jornal é feito por muita gente e, na rádio, então, nem se fala, a gente tem a equipe técnica, de produção, é um trabalho feito por muitas mãos”, valorizou.

A jornalista e fotógrafa do jornal Correio do Povo, Alina Souza, recebeu o prêmio com um discurso emocionante. Na opinião dela, os repórteres fotográficos fazem poesia com os olhos. Alina também destacou o trabalho sério realizado pela categoria. “É uma noite muito especial. Esse prêmio não é só meu, mas de todos meus colegas de redação que diariamente estão na luta, junto comigo, para levar informação séria e de credibilidade para a população, seja através de imagens ou de palavras. Obrigado a todos que depositaram seu voto de confiança no meu trabalho”, destacou.