Uma das premiações mais importantes da área da Comunicação do Rio Grande do Sul. Assim é considerado o Prêmio Press, que anunciou os vencedores do ano, na noite desta terça-feira. Em 2021, quatro jornalistas do Grupo Record do Rio Grande do Sul foram premiados com a estatueta, entregue pela revista Press. O evento de entrega dos troféus ocorreu na Associação Comercial de Porto Alegre, no Centro Histórico.
Na abertura da cerimônia, o diretor geral da revista Press e apresentador do programa Boa Tarde, Brasil, da Rádio Guaíba, Júlio Ribeiro, dedicou a edição 2021 do Prêmio Press ao jornalista Flávio Porcello, que faleceu recentemente, vítima da Covid-19. “Durante esses quase dois anos de pandemia perdemos muitos amigos e familiares e, nesta edição, não poderia homenagear qualquer pessoa além das que nos deixaram em função da Covid-19, entre elas o meu amigo e jornalista Flávio Porcello”, destacou.
Na categoria Repórter de TV, a jornalista da Record TV, Vanessa Pires levou o prêmio. O gerente de jornalismo da Rádio Guaíba, Guilherme Baumhardt, venceu em duas categorias na noite desta terça: a de Colunista de Jornal, pela atuação no Correio do Povo, e a de Apresentador de Rádio, como titular do programa Agora. Na de Repórter Fotográfico de 2021, a fotógrafa do jornal Correio do Povo, Alina Souza, recebeu a estatueta. Como destaque de Jornalista da Internet, venceu o apresentador do programa Contraponto, da Rádio Guaíba, Fabiano Brasil, que também é diretor-geral do canal Poa Streaming.
Campeão duas vezes, Guilherme Baumhardt agradeceu os votos e lembrou que ninguém na área trabalha sozinho. “Num primeiro momento é muito bacana, num segundo momento é uma responsabilidade gigante. Fico muito feliz com a coroação desse trabalho que a gente realiza na Rádio Guaíba e no Correio do Povo. Ninguém faz nada sozinho… Um jornal é feito por muita gente e, na rádio, então, nem se fala, a gente tem a equipe técnica, de produção, é um trabalho feito por muitas mãos”, valorizou.
A jornalista e fotógrafa do jornal Correio do Povo, Alina Souza, recebeu o prêmio com um discurso emocionante. Na opinião dela, os repórteres fotográficos fazem poesia com os olhos. Alina também destacou o trabalho sério realizado pela categoria. “É uma noite muito especial. Esse prêmio não é só meu, mas de todos meus colegas de redação que diariamente estão na luta, junto comigo, para levar informação séria e de credibilidade para a população, seja através de imagens ou de palavras. Obrigado a todos que depositaram seu voto de confiança no meu trabalho”, destacou.