Feira do Livro de Porto Alegre registra 15% de aumento nas vendas em comparação a 2019

O evento gerou 230 empregos e movimentou mais de R$ 3 milhões. Foram vendidos quase 150 mil livros durante os 17 dias de feira

Foto: Mateus Raugust / PMPA

De acordo com levantamento feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e divulgado nesta terça-feira (16), as barracas presenciais da Feira do Livro neste ano registraram um aumento de 15% nas vendas em comparação proporcional a 2019. Há dois anos, o evento contou com 88 expositores e, neste, devido ainda à pandemia, foram 56 bancas que trouxeram os seus exemplares para a Praça da Alfândega. Em números brutos, isso representa cerca de R$ 3 milhões nas negociações de 149,6 mil de unidades.

Segundo os livreiros e editoras presentes na feira, os gêneros mais procurados foram infantil, romance e biografias. Nos saldos, a preferência foi pelas obras de literatura infantil, romance e ficção. A banca que vende as obras a serem autografadas contabilizou 3,2 mil unidades comercializadas e 614 produtos credenciados, como: ecobags, camisetas, canecas, estojos, marcador de livros, postais e lápis.

O evento gerou 230 empregos, sendo desses 126 mulheres, 101 homens e um não-binário. A equipe envolvida na produção da Feira do Livro foi composta por 100 pessoas, sendo 40% dela de homens e 60% mulheres. Durante o evento também ocorreram 16 espetáculos de teatro infantil, apresentações de mágica e ainda 90 sessões de “contação de histórias”. Todas as atividades tiveram transmissão on-line pelo YouTube para ampliar seu alcance.

Na internet, a programação geral da feira, que teve curadoria de Lu Thomé, realizou 33 lives com a participação de 98 convidados. A diversidade, inclusão e ainda temas relacionados ao gênero e raça, com a expressiva participação de mulheres, foram os destaques das lives. A escritora norte-americana Alice Walker foi a convidada que abriu o evento. Ao vivo, mais de 1,3 mil pessoas acompanharam ao vivo os encontros e, até o dia 14 de novembro, as transmissões contabilizaram mais de 8,5 visualizações com 595 horas de reprodução.

Nas redes sociais, a Feira do Livro também ganhou mais de 10 mil novos seguidores e foram mais de 120 mil acessos no site do evento, desde a coletiva de lançamento. Em época de pandemia, o protocolo sanitário foi seguido de forma rigorosa. Para isso, a Feira disponibilizou 170 litros de álcool-gel e distribuiu 300 máscaras para quem foi pego desprevenido.