A Black Friday 2021, que acontece em 26 de novembro, promete trazer resultados animadores para os comerciantes. A expectativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) é de incremento acima do verificado no ano passado, que somou R$ 700 milhões, somando compras online e em lojas físicas. No Brasil, somente as vendas pelos canais online superam a casa dos R$ 4,7 bilhões, alta de 25% na comparação com 20219.
Conforme o dirigente, os consumidores estão mais propensos a realizarem suas compras nas lojas físicas, com os clientes se utilizando dos canais digitais para pesquisar preços e negociar compras.
– Estamos observando este avanço da presença dos clientes nas lojas físicas desde o Dia das Mães. Isto é muito bom para os lojistas, que podem oferecer ao consumidor outros produtos além daquele que ele deseja comprar, ampliando suas vendas – ressalta Koch.
O presidente da FCDL-RS argumenta que, a exemplo de anos anteriores, os consumidores pretendem comprar não apenas na sexta-feira, mas assim que os descontos começarem a surgir. Desta forma, realizar promoções na semana de 26 de novembro é uma alternativa interessante para vender e, ainda, evitar os atropelos de última hora.