Bombeiros fazem inspeção na área atingida por incêndio florestal em Mostardas

Voluntários têm a expectativa de que as chamas já tenham sido extintas

Aridez do solo na região onde as chamas começaram pode ter contribuído para o problema. Foto: Rádio Guaíba/Especial

Os agentes do Corpo de Bombeiros mobilizados no combate ao incêndio que atinge uma área florestal de Mostardas, no Litoral Sul, aguardam a chegada de uma aeronave para a inspeção em toda a área afetada pelas chamas. O grupo de civis voluntários que ajudava os militares na operação voltou para a casa na manhã desta terça-feira (16), uma vez que não foi encontrado nenhum novo foco.

Os militares querem saber se ainda há chamas ativas em pontos isolados, ou se o incêndio foi, de fato, controlado durante a madrugada. A origem do fogo, que se alastrou em meio às árvores de pinus desde a última quarta-feira, ainda é desconhecida. Estima-se que cem hectares de área florestal tenham sido atingidos pelo sinistro, que teve combate dificultado em razão do forte vento.

A expectativa dos bombeiros é de que a chuva, prevista para chegar ao Litoral Sul ainda hoje, ajude a resfriar o solo na área onde o incêndio teria começado, conhecida pelo nome de Cacimbas. Isso porque a aridez do terreno contribuiu para que o fogo se espalhasse em uma área territorial muito maior do que a capacidade de atendimento dos brigadistas, apesar dos reforços enviados pelas cidades vizinhas a Mostardas.