A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre confirmou, nesta terça-feira, que vai seguir a orientação do governo federal, de ampliar a dose de reforço contra a Covid-19 para adultos que tiveram a última aplicação há cinco meses. Para isso, a pasta avalia o número de pessoas aptas à terceira aplicação e calcula as doses disponíveis em estoque.
Segundo a SMS, a vacinação deve ocorrer de forma escalonada. Os detalhes sobre o calendário serão divulgados ao longo desta terça-feira.
Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, por enquanto, só dispõe de estoques para garantir a redução, para cinco meses, do intervalo da dose de reforço para idosos e profissionais de saúde.
Sobre as medidas anunciadas hoje pelo Ministério da Saúde, a Pasta aguarda a nota orientadora oficial e a remessa das doses necessárias para atender a proposta.
Segundo o ministro Marcelo Queiroga, a vacina considerada preferencial para a terceira imunização é a da Pfizer, mas serão colocadas à disposição doses da Astrazeneca e da Janssen. O Ministério da Saúde considera que mais de 12,4 milhões de brasileiros já estejam aptos a tomar a dose de reforço.