Energia solar já recebeu R$ 60 bi em investimentos desde 2012

Foto: Soninha Vill/GIZ

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) revelam que o Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 12 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, em usinas de grande porte e em sistemas de pequeno e médio portes instalados em telhados, fachadas e terrenos. De acordo com a entidade, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos desde 2012.

Desde 2012, a geração solar evitou a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. A fonte representa apenas 2% da matriz elétrica brasileira, mas a previsão é de crescimento nos próximos anos no Brasil e no mundo, podendo de tornar a principal geradora de energia até 2050. No caso da geração distribuída, houve aumento de 53% de janeiro a novembro deste ano.

Números do Portal Solar Franquias, indicam que a potência instalada nos sistemas dos consumidores saltou de 4,7 gigawatts (GW) acumulados em janeiro deste ano para 7,3 GW até o início de novembro, um crescimento de 53% no período.