CCR assume três aeroportos no RS por 30 anos

Crédito: Everaldo Jacques / Divulgação / CP

A CCR Aeroportos assinou com a União, o contrato de concessão de nove aeroportos no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul por um período de 30 anos. No Rio Grande do Sul, passam para a gestão da companhia os aeroportos de Pelotas, Uruguaiana e Bagé, além dos terminais aéreos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina.

A previsão é de R$ 2,9 milhões em investimentos no total de todos os aeroportos. Entre as melhorias, a empresa deverá realizar ações que vão desde reforma de banheiros à oferta de internet gratuita. Nos primeiros três anos da concessão, a CCR Aeroportos deverá também fazer melhorias como ampliação de terminais de passageiros, modernização de pontes de embarque, equipamentos e pistas de pouso, aumento de capacidade operacional e de pátios de aeronaves, entre outros.

Conforme dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os aeroportos movimentaram 1,4 milhão de passageiros em 2021, com previsão de aumentar para 27 milhões de passageiros/ano até 2050, e uma movimentação de carga crescendo de 14,1 mil toneladas neste ano para 103,7 mil toneladas em 2050.

Desde 2019, o governo federal já concedeu 34 aeroportos, seis rodovias e seis ferrovias para a iniciativa privada. Além disso, também foram feitos 31 arendamentos e 99 autorizações para terminais de uso privado.