Abastecimento de água nas zonas Leste e Sul só se normaliza nesta terça, estima Dmae

Baixo nível de água paralisa estações Pitinga e João de Oliveira Remião 3

Foto: Maria de Lourdes Wolff/DMAE PMPA

Em função do baixo nível de água nas estações Pitinga e João de Oliveira Remião 3, bairros das zonas Leste e Sul de Porto Alegre vêm enfrentando falta d’água no feriado da República. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) explica que as estações só voltarão a funcionar quando o nível dos reservatórios retornar a um patamar adequado. A previsão é que o abastecimento esteja totalmente normalizado na manhã desta terça-feira.

O Dmae registra falta d’água nos bairros Restinga (parte), Lomba do Pinheiro, Pitinga, Vila Pitinga, Vila Panorama, Beco do Mendonça, Quirinas e as estradas das Quirinas, João Antônio da Silveira e João de Oliveira Remião. Todos os bairros foram afetados pela parada das estações Pitinga e João de Oliveira Remião 3.

No feriado, o Dmae realizou ainda uma manutenção emergencial da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Restinga 2, localizada na Estrada João Antônio da Silveira, 2603. A estação ficou desligada, do início da tarde até por volta das 17h20min, devido a um curto circuito registrado após o retorno da energia elétrica da CEEE/Equatorial, que faltou entre 11h30 e 13h. Os cabos elétricos foram substituídos e a Ebat Restinga 2, religada.

Após paradas longas, a água pode retornar com alteração de cor por causa do arraste de micropartículas que se desprendem das paredes internas das tubulações, levadas pela força da água. Se a água se apresentar turva ou não transparente, deixe a torneira aberta por um tempo até voltar ao normal. Mas se a cor for muito escura, ligue para o Dmae, informe o endereço e solicite lavagem da rede distribuidora ou do ramal domiciliar.

Acompanhe as atualizações dos serviços pelo twitter.com/dmaepoa.