Inep garante que realização do Revalida será em dezembro

Comissões responsáveis pela elaboração das questões e definição dos locais das provas práticas foram ou estão sendo recompostas

Após documento apontar risco ao Revalida, Inep diz que prova não vai atrasar Marcelo Camargo / Agência Brasil

A realização da segunda etapa do Revalida 2021, exame que certifica diplomas de médicos formados no exterior, está confirmada para 18 e 19 de dezembro, informou, em nota, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Segundo o Inep, as comissões responsáveis pela elaboração das questões e definição dos locais das provas práticas foram ou estão sendo recompostas.

De acordo com o Inep, a CAI (Comissão de Análise de Itens) manteve 11 dos 13 membros originais, nomeados em 2020. Novos membros indicados pelas universidades parceiras do Revalida serão nomeados nesta semana para reforçar a comissão. Parte da equipe – cinco médicos e um psicometrista – se reunirá presencialmente no Inep em breve.

Requisição emergencial

Quanto à CAAFM (Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica), o Inep informa que requisitou, de forma emergencial, médicos especialistas das cinco áreas do exame à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e à Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação. A comissão foi recomposta no fim de julho, com a recondução de dois membros originais e 11 médicos especialistas nas áreas avaliadas pelo exame, acrescentou o Inep.

Na última sexta-feira (12), uma portaria autorizou a contratação de mais sete médicos, totalizando 18 especialistas. “O Inep ratifica o alto nível técnico dos membros de suas comissões, além do seu profissionalismo e comprometimento com o Revalida”, destacou o instituto, em nota oficial.

A Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep criou um banco de reserva de médicos especialistas, que podem ser requisitados de forma imediata, sem a necessidade de chamamento público. Segundo o Inep, isso foi possível porque o órgão recebeu a indicação de 114 médicos de 16 universidades parceiras do Revalida. Os médicos especialistas estão em fase de preenchimento dos dados para integrar as comissões e serão capacitados no início de dezembro, conforme a agenda dos profissionais.