Profissionais que atuam no apoio à saúde podem tomar a dose de reforço na Capital

Trabalhadores podem buscar 34 unidades de saúde de Porto Alegre, o Shopping João Pessoa, o Largo Glênio Peres e ainda 15 farmácias parceiras para imunização

Foto: PMC / Divulgação / CP

A partir desta sexta-feira, profissionais de apoio à saúde que receberam a segunda dose até o dia 12 de maio, independente do imunizante utilizado para proteção, poderão buscar os pontos de vacinação para receber a terceira dose. Os profissionais de apoio podem buscar 34 unidades de saúde de Porto Alegre, o Shopping João Pessoa, o Largo Glênio Peres e ainda 15 farmácias parceiras.

A ampliação vale para trabalhadores que atuam em estabelecimentos de saúde humana, como: hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e consultórios. Entre os profissionais que poderão receber a terceira dose estão: administradores, gestores, recepcionistas, seguranças, motoristas de ambulância e trabalhadores da limpeza, cozinha e transporte de medicamentos ou amostras biológicas desses locais.

Para receber a dose de reforço, o profissional deverá apresentar cópia impressa ou digital do vínculo empregatício ou declaração de vínculo do trabalhador ao serviço de saúde, além do documento de identidade e carteirinha de vacinação com as duas doses.

Lembrando que também podem receber a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com a segunda dose até 12 de maio e imunossuprimidos de todas as idades com esquema vacinal completo até 15 de outubro.

De acordo com o Vacinômetro, mais de 160 mil pessoas já receberam a dose de reforço na Capital. A ampliação para outros públicos dependerá do envio de novas remessas de vacinas contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde.