Porto Alegre: confirmada nova proposta pedagógica para o Ensino Fundamental

Entre as mudanças, o aumento da carga horária de Língua Portuguesa e Matemática, além da retirada de Filosofia da grade curricular

Foto: Giulian Serafim / PMPA

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira, as alterações na proposta pedagógica para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. As mudanças foram apresentadas em carta aberta escrita pela titular da pasta, Janaina Audino. No documento, a secretária reforça que as proposições se fizeram necessárias para a adequação do currículo vigente no município à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018.

Entre as principais alterações previstas, a proposta eleva a carga horária de Língua Portuguesa e Matemática, considerando os baixos índices de proficiência dos estudantes e os impactos provocados pela pandemia; insere dois períodos de contação de histórias do 1º ao 3º ano, e um período de produção textual nos anos finais do ensino fundamental, e adiciona como componentes curriculares a iniciação científica, desde o 1º ano do ensino fundamental, e a língua espanhola, que passa a ser componente curricular no 4º e 5º ano.

De outro lado, a proposta retira da grade curricular a disciplina de Filosofia, que passa a ser um projeto multidisciplinar denominado Espaço Filosófico. Nos últimos meses, a alteração esteve no centro de debates e mobilizou protestos por parte do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa).

Além da temática da Filosofia, a nova grade curricular criou outros dois projetos multidisciplinares: Espaço de Inovação (robótica e tecnologia) e Projeto temático (em que cada escola define a temática do projeto a ser ofertado aos estudantes no contraturno escolar).

A reportagem entrou em contato com a Atempa para comentar o anúncio da Smed, mas, até o início da noite, não obteve retorno.