Uma pesquisa da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) aponta que 62,5% dos lojistas associados farão promoções em seus pontos de venda para a Black Friday 2021, mas essa não será a realidade de todos os comerciantes. Um total de 18,8% dos entrevistados gostaria de participar da data, porém não conseguirão devido ao aumento de custos que pressionam os preços e as margens de venda.
Já 12,5% admitem que não vão participar da Black Friday 2021, e ainda, com a menor porcentagem, 6,2% dos lojistas entrevistados vão apostar somente em promoções via internet em plataformas de e-commerce. O levantamento da entidade ouviu 1.200 pontos de venda.
Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que as vendas do setor vão crescer 4,9% neste ano, muito pressionadas pela inflação, alta do dólar e custo como logística e transporte (como aumento do preço de combustíveis) e falta de insumos para produção na indústria.